« voltar

avançar »

São Paulo,.

 

 

    Os que o conhecem são unânimes: o Buldogue Francês é um cão surpreendente em todos os aspectos. Estes animais, cujos antepassados buldogues ingleses, foram ferozes lutadores, é agora um dos cães mais afetuosos e sensíveis que existem, e também um dos mais procurados como cão de companhia.

   Há que se reconhecer, no entanto, que não goza de muito boa reputação entre os leigos. Os olhos proeminentes bem separados uns dos outros, a poderosa musculatura dos seus maxilares e o seu aspecto rústico contribuíram injustamente para lhe atrair a fama de cão agressivo. O “boule” cativa desde o primeiro momento: o olhar penetrante deste pequeno cão que se aproxima tranqüilamente para cheirar o recém-chegado e depois o acompanha por todos os cantos da casa é a razão de se chegar a lhe querer tanto.

    Dócil por natureza, necessita da presença dos donos, cuja atitude imitará fielmente. Sabe permanecer tranqüilo quando está em companhia de pessoas mais velhas ou de doentes e participa prazerosamente nos jogos das crianças; com os convidados nunca se mostrará hostil e porta-se com uma cortesia exemplar. É um cão que se sente bem na companhia do ser humano. Um cão que sempre preferirá uma moradia modesta, mas acolhedora, ao maior dos palácios, se aí tiver que viver sozinho. Chega mesmo a dizer-se que é capaz, como qualquer ser humano, de sentir-se ofendido, de rolar de rir ou de enfurecer quando não se lhe dá atenção.

    O certo é que necessita se comunicar. Através dos jogos, das carícias, dos diálogos mudos que entabula com seu amo. É um cão que se adapta muito bem à vida dentro de casa e que se pode levar em viagem – apesar de suportar mal o calor.

   Fiel às suas origens, o Buldogue Francês, em especial o macho, dá mostras de uma surpreendente coragem. Uma coragem que por vezes é quase temerária. É tão curioso e tem um tal desejo de responder ao que dele esperam os que o rodeiam, que pode meter-se em situações perigosas sem se dar conta, o que por vezes obriga o seu amo a intervir para o proteger de si mesmo.


 

Melhor visualizado no IE e em 1024

^ topo

Designed Ordobás by Ordobás

Canil DU GUSSONI - Bulldog Francês - PAULO AUGUSTO GUSSONI - São Paulo/SP -Fone: (11) 997.828.022 - Email: [email protected]